Novas idéias, Grandes negócios

Pinheiros - Mais uma vez a Feira Jovens Empreendedores de Pinheiros está vindo a ‘todo vapor’. Além dos produtos conhecidos da criançada e das famílias pinheirenses, esse ano, a VI Feira traz diversas novidades: artesanato sustentável, passeio de pônei e hortinha  temperos naturais, aromatizantes e uma barraca com diversos projetos sobre Empreendedorismo Social. [caption id="attachment_1497" align="alignleft" width="300" caption="os alunos se dedicam ao máximo para deixar os produtos a cada ano mais bonitos."][/caption] A feira vai acontecer, neste sábado, dia 08 de dezembro, a partir das 18 horas e toda a comunidade pinheirense está convidada a participar e adquirir os produtos confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino. A agente de desenvolvimento, Silvia Carla Damasceno, revela que além de diversos produtos, a feira terá, como de costume, outras atrações. “Para que toda a família participe, também estamos providenciando uma programação diversificada com palhaços, show de calouros, apresentações de dança, teatros e uma participação maravilhosa, uma ‘palinha’ da dupla Diego e Rubiano, aqui de nossa cidade, mas que está fazendo grande sucesso, inclusive fora do estado. Assim, esperados repetir o grande sucesso das outras feiras”. Para abrilhantar e embelezar as quase 80 barracas da feira, as crianças não param de produzir. Após mais de 6 meses de muito trabalho e dedicação, com orientação das professoras, os alunos da rede municipal já se encontram na fase de finalização das mais variados produtos, para agradar as mais de 7 mil pessoas que passam pela feira. Cerca de 3500 crianças e adolescentes participam, por ano, direta e ativamente de todo o processo de preparação para feira, além de serem as peças-chaves na produção e comercialização dos produtos, para isso são conduzidos por 15 professores, divididos entre as 14 escolas contempladas com o Projeto Jovens Empreendedores, Primeiros Passos, incluído na grade curricular das turmas de 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Para o prefeito Antonio Carlos Machado, cada feira representa muita alegria e realização. “As nossas crianças e professores estão sempre nos surpreendendo com seus produtos, a organização e arrumação das barracas, muita criatividade e responsabilidade. A feira de empreendedorismo já se tornou um dos maiores eventos de Pinheiros, as famílias e, sobretudo, nossos alunos, esperam ansioso por ela. O sucesso e o reconhecimento é tanto, que já estamos na nossa 6ª feira e a cada ano o público é ainda maior. Isso é possível graças a dedicação de nossos profissionais e trabalho dos alunos, todos estão de parabéns”, elogiou o prefeito. Para a estudante da Escola Dr. Emir de Macedo Gomes, Raquel Lopes Viana da 7ª série, esta feira será a primeira em que ela participa e destacou a importância do empreendedorismo na sua vida como estudante e da ansiedade que está sentindo nos dias que antecede a o evento, “estou muito ansiosa para que chegue logo o dia da feira para que eu possa por em prática tudo que aprendi durante o ano. A feira é muito importante porque aprendemos muita coisa que poderemos usar no nosso dia a dia e no futuro, além de coisas que também poderá beneficiar o próximo” ressaltou a aluna de apenas 12 anos. O aluno Cristofer Viana também da Escola Dr. Emir de Macedo Gomes da 6ª série é um veterano em feira de empreendedorismo, com esta será a 5ª vez que ele participa e ressaltou a importância da disciplina e da feira na vida dele e de seus familiares, “ essa disciplina é de muita importância na vida de cada aluno, foi por meio dela que aprendi muitas coisas, entre elas, ser um adulto empreendedor, ser organizado , ter um plano de negócio, como prosperar no ramo que irei implantar no futuro  e que  sem planejamento você não irá a lugar algum. A cada feira surge novas idéias e novos negócio”, explicou e ressaltou Cristofer. A professora de Empreendedorismo Patrícia Sampaio finalizou explicando como surge o empreendedor e sua finalidade, “empreendedor é com um comportamento que nasce nas aulas de empreendedorismo e é reforçado ou adquirido no dia a dia, o aluno não abre somente um negócio, ele aprende a se organizar, planejar o dia a dia e que possa levar o conteúdo, a metodologia e a idéia para a família abrir seu próprio negócio”, ressaltou e destacou a professora. A Feira Jovens Empreendedores é realizada pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE) e pela Secretaria de Educação e conta com parcerias muito importantes: SEBRAE, secretarias municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Ação Social e Turismo e Cultura. Assim, como nos outros anos, diversas autoridades já confirmaram presença.

Publicado em quarta-feira, 05 de dezembro de 2012