CARNÊ DO IPTU 20012 ESTÁ A DISPOSIÇÃO DO CONTRIBUINTE PINHEIRENSE.

Quem optar por pagar em cota única até dia 31 de agosto terá 10% de desconto.

Pelo menos uma vez por ano a população Pinheirense tem a oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento do município. E essa hora já chegou: o carnê para o pagamento do IPTU 2012 (Imposto Predial Territorial Urbano) já está à disposição dos contribuintes. Os proprietários dos imóveis não precisam se preocupar, pois os carnês estão sendo entregues diretamente nas residências pela equipe do setor de tributação e fiscalização do município desde o inicio do mês de maio, já os proprietários de terrenos deverão procurar o setor de tributação que fica situado à Rua General Rondon, em frente à agência do Nosso Crédito, no centro da cidade, para retirada do carnê, tendo em vista a dificuldade de localização dos proprietários. O diretor de tributação e fiscalização da Prefeitura de Pinheiros Zilmar da Cruz Matias também explicou os procedimentos para quem quer ficar em dia com o município. “O contribuinte que desejar pagar o seu carnê em cota única, até o dia 31 de Agosto, terá um desconto de 10%, e quem pagar após o vencimento, implicará em cobranças de acréscimos legais. Já quem estiver inadimplente com o município, inclusive os que estiverem em divida ativa, poderão se dirigir até o setor de tributação para encontrarmos uma melhor maneira de parcelamento e quitação do débito”, orientou Zilmar Cruz. O diretor ainda ressaltou a importância que os recursos oriundos do IPTU trazem para o município. “Todo recurso arrecadado com o imposto vai direto para os cofres públicos, e pode ser utilizado sem restrições onde a administração perceber maior necessidade. Já com as verbas destinadas para Pinheiros por meio de convênios com o estado e a União, normalmente são destinadas a ações específicas”, esclarece Zilmar. Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Abdias Santana, em 2011 o município arrecadou somente R$62.360,95 (sessenta e dois mil reais e noventa e cinco centavos) com IPTU, menos da metade prevista para o ano. “A inadimplência continua sendo um grande problema para o setor. Os números mais recentes dão conta de que apenas metade dos contribuintes estão em dia com o IPTU. Em comparação com os repasses recebidos, o recurso total do imposto é muito pequeno, mas sua importância é vital pra o funcionamento da máquina pública”, relatou Abdias Santana. O prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, falou da importância do tributa para o município. “O IPTU é um tributo para manutenção do município, pagando em dia, o cidadão contribui para realização de obras e ações em todos os bairros de nossa cidade, tornando-a melhor para todos”, ressaltou o prefeito. Aumento da arrecadação. Uma das metas da administração municipal é aumentar a arrecadação por meio do IPTU. O município realizou o recadastramento de todos os imóveis e terrenos e, com isso, a expectativa é que a arrecadação deste ano seja o dobro em relação a 2011. Foi lançada no sistema, como meta ideal pra arrecadação para 2012 , o montante de R$ 174.000, (cento e setenta e quatro  mil reais), mas a previsão é de que 9.376  contribuintes cooperem, gerando um total de R$ 100.000 (cem mil reais). O contribuinte que tiver dúvidas sobre o seu carnê e a forma de pagamento, poderá se dirigir até o setor de tributação ou ligar para o telefone 27 – 3765 2660.

Publicado em quarta-feira, 04 de julho de 2012