600 MULHERES PINHEIRENSES VÃO PARTICIPAR DE CURSOS NO CRAS.

PinheirosHá mais de três anos a Prefeitura de Pinheiros se mostra preocupada com o lado social e com a inserção da mulher no mercado de trabalho, por isso oferece mais de 10 modalidades de cursos profissionalizantes, por meio da secretaria de Assistência Social e graças a forte parceria com o governo federal. Desde 2009, quando os cursos foram implantados, mais de 4500 mulheres já foram beneficiadas e mais 600 estão matriculadas para o segundo semestre de 2012. Para este ano o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, traz algumas novidades, além dos cursos de pintura em tecido, pintura em giz, crochê, tricô, ponto russo, boneca de pano, cabeleireira, manicure, biscuit e depilação, agora as pinheirenses também puderam optar entre os cursos de salgado, fabricação de flor de EVA, decoração de chinelos e fabricação de bolsas. Novas comunidades também vão ser atendidas pelos cursos do CRAS, Assentamentos Nova Vitória, 11 de Agosto, Olinda I e Olinda II, comunidade Jundiazinho e Vila Fernandes. Pinheiros (sede), distrito São João do Sobrado e as comunidades Brunelli e Lagoa Seca permanecem na lista de localidades beneficiadas pelos cursos. Segundo o prefeito Antonio Carlos Machado, essa é uma grande oportunidade para as pinheirenses. “É dever do poder público oportunizar as mulheres no lado social, profissional e no mercado de trabalho. Nos já temos muitos casos de sucesso: mulheres que montaram seu próprio negócio e ajudam na renda familiar. Agora é a vez de vocês se dedicarem nos cursos e aproveitarem ao máximo das instrutoras”. Para oferecer os cursos com total satisfação das mulheres, 22 instrutoras foram contratadas e todo material, inclusive o lanche é oferecidos gratuitamente para as alunas. Grande parte da verba dos cursos é do governo federal, contudo como o número de alunas triplicou, em menos de um ano, devido ao sucesso e a grande procura , a prefeitura está fazendo também seu investimento, para que todas tenham a oportunidade de se profissionalizar. O investimento corresponde a cerca de R$ 500,00 (quinhentos reais) por pessoa durante o curso, que tem duração de 5 meses. Aula Inaugural! Para as mulheres que estavam ansiosas na espera dos cursos/2012, uma ótima notícia: a ultima semana de junho vai ser marcada por muita alegria, pois as aulas inaugurais estão começando. As primeiras localidades a receber os cursos foram, nessa segunda-feira, dia 25 de junho: Assentamento Olinda I (pintura e crochê), Olinda II (cabeleireira e pintura) e distrito São João do Sobrado (pintura, pintura em giz, fabricação de flores de EVA, tricô e salgado), com um total de 180 mulheres beneficiadas, que já haviam se matriculado no início do ano. Estiveram presentes o prefeito Antonio Carlos Machado, o presidente da Câmara de Vereadores Tadeu José de Sá Nascimento, a secretária de Assistência Social Ana Maria Galetti e o diretor do CRAS André Claudino.

Publicado em quarta-feira, 27 de junho de 2012