Pinheiros, primeiro município a ser convidado para Encontro em Brasília.

[caption id="attachment_1055" align="alignleft" width="300" caption="Agentes de 5 municípios representaram o Estado no Encontro."][/caption]

Pinheiros – A Prefeitura de Pinheiros esteve muito bem representada no I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável: “Pequenos negócios, qualidade ambiental e erradicação da miséria”. As representantes da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE), Silvia Carla Damasceno e Marli Tereza Tótola participaram do evento realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nos dias 27, 28 e 29 de março em Brasília. O encontro aconteceu graças às parcerias da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do apoio do SEBRAE e Governo Federal.

O objetivo do evento foi incentivar as prefeituras a seguirem uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável, a incorporação de temas como sustentabilidade socioambiental e erradicação da miséria, além de impulsionar os municípios a criarem cada vez mais um ambiente favorável aos pequenos negócios.

O Prefeito Antonio Carlos Machado explicou a relevância do evento para Pinheiros. “Nossa cidade vive um momento muito bom, são oportunidades, capacitações e incentivos para nossos cidadãos. Então temos que aproveitar esses momentos de trocar experiências e ampliar nossos conhecimentos para continuarmos dando nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento do município e, sobretudo para os pinheirenses”, pontuou o Prefeito.

A coordenadora da Agência Municipal de desenvolvimento de Pinheiros Silvia Carla Damasceno destacou a importância do aprendizado obtido no encontro. “Foi de fundamental importância nossa participação no evento, pois adquirimos muito conhecimento e nos qualificamos para melhorar e incrementar o trabalho da Agência. Além disso, podemos ter um embasamento muito valioso para focarmos nas potencialidades do município, podendo conhecer formas e mecanismos de fortalecê-las”, relatou a coordenadora, que também reforçou os trabalhos prestados pela Agência Municipal de Desenvolvimento.

“Posso dizer, que o maior aprendizado alcançado foi quanto a conhecermos as formas de estimular o desenvolvimento e formalização dos empreendedores individuais: o público alvo da AMDE, pois eles são uma das maiores potencialidades de Pinheiros. Com a formalização damos aos cidadãos a oportunidade de terem uma fonte de emprego e renda, contribuindo assim para a sustentabilidade do município e erradicação da miséria. Hoje temos cerca de 450 pinheirenses formalizados e pretendemos aumentar muito mais esses números e o encontro, em Brasília, nos deu um bom encaminhamento” pontuou a coordenadora.

O gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, Fernando Gadelha, ressaltou a importância do encontro para os municípios. “O encontro ocorreu com o objetivo de solucionar alguns desafios: desenvolvimento local, implementação da lei geral das Micros empresas, as compras municipais como indutores de desenvolvimento.  Assim, esse encontro foi extremamente importante, pois deu espaço e destaque aos municípios, que são hoje os verdadeiros protagonista no que tange o desenvolvimento  dos pequenos negócios”, explicou o gerente, que pontuou a participação dos município capixabas no evento.

O encontro contou com a participação de agentes de desenvolvimento de todo o país.

“Apenas cinco municípios do Espírito Santo forame escolhidos para participar do evento: Pinheiros, Anchieta, Cariacica, Iconha e São Domingos do Norte. A escolha se deu por exigência da organização do evento, que aproveitou o encontro para lançar a Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento, formada por agentes nomeados. Atualmente, no Brasil, existem mais de dois mil agentes, entretanto, somente 500 são nomeadores na função. No estado temos em torno de 350 agentes, sendo apenas 12 nomeados, inclusive em Pinheiros”, destacou o Gerente.

Pinheiros foi o primeiro  município a ser convidado a participar do encontro, sendo um dos cinco, entre os 78 do Estado a participar do I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável. Em breve os agentes de todo o País terão a sua disposição um portal online para interação, troca de ideias e experiências.

Publicado em terça-feira, 03 de abril de 2012