O município de Pinheiros segue a “todo vapor” no combate a violência.

[caption id="attachment_583" align="aligncenter" width="577" caption="A Polícia Militar está bem representada no município de Pinheiros, além do aumento do efetivo temos novas viaturas e mais armamento."][/caption] Pinheiros – Depois da operação Siroco, que aconteceu em Pinheiros no dia 07 de março, as policias civil e militar, em parceria com o judiciário, seguem dando continuidade ao objetivo de diminuir os índices de criminalidade do município. Com uma proposta de “tolerância zero” à violência, as instituições estão trabalhando com ações rotineiras nos bairros de maior vulnerabilidade: com abordagens, investigação e mandados de busca e apreensão. Atendendo aos pedidos da sociedade, dos veículos de comunicação e das autoridades do município, as instituições finalmente tiveram o aumento do efetivo concretizado nessa segunda-feira, 12 de março. Os números exatos não foram divulgados por questões estratégica das polícias. A sociedade pinheirense já está dormindo mais tranquila, pois quem anda pela cidade pode perceber um aumento das viaturas circulando em todos os horários, um policiamento preparado e bem armado. Os resultados já estão começando a aparecer. Em ação conjunta em cumprimento de mandado de busca e apreensão representado pelo Delegado Leonardo Malacarne, expedido pelo juiz da comarca e cumprido pela polícia militar, foram apreendidos, segunda-feira 12 de março, um tablete grande de crack com aproximadamente 410 gramas; sete tabletes de maconha de 178 gramas; um tablete de pasta base com 52 gramas; dois papelotes de cocaína; R$ 597,00 (quinhentos e noventa e sete reais) em dinheiro; e outros materiais. Também foram presos em flagrantes dois suspeitos de envolvimento com o tráfico, que foram conduzidos com os materiais apreendidos ao Departamento de Polícia Judiciária de São Mateus, para lavratura do auto de prisão em flagrante delito. [caption id="attachment_587" align="alignright" width="344" caption="“A operação Siroco foi o pontapé inicial para o combate a violência em Pinheiros”, Delegado Leonardo Malacarne."][/caption] Segundo informou o Delegado de Polícia, Leonardo Malacarne, ações como essa vão continuar acontecendo com frequência. “Esse é um trabalho conjunto das policias e do judiciário, toda semana serão cumpridos novos mandados para dar continuidade aos trabalhos e manter presente os policiais nos lugares mais críticos. A Operação Siroco foi o pontapé inicial, mas as ações continuarão acontecendo com menor intensidade, porém com mais frequência. Além disso, segunda-feira tivemos um aumento no efetivo com a vinda de investigadores que já estão em processo de ambientação para atuarem nas ruas”, ressalta o delegado, que também solicitou a ajuda da sociedade de bem para ajudar no combate à violência. “Esse mandado de segunda-feira foi fruto de uma investigação das polícias feita a partir de uma denúncia. Unidos vamos conseguir combater a criminalidade, mas para isso necessitamos que a sociedade também faça a sua parte e denuncie”, conscientiza o delegado. O capitão da PM Márcio Cabral ressaltou que além do trabalho repressivo, a Polícia Militar também está planejando, em conjunto com o Conselho de Segurança, ações preventivas. “Além de dar continuidade com as abordagens constantes e o cumprimento de mandados, estamos trabalhando em uma cartilha com dicas de segurança para serem distribuídas no comércio e nas escolas. Tudo isso contribui para amenizarmos a violência de Pinheiros. A PM trabalha com a intenção de diminuir drasticamente os índices de homicídio em 2012, agora com o aumento do efetivo e a vinda de um aspirante a capitão para ficar na cidade, temos a certeza de que vamos diminuir esses números”, pontua o capitão. Para o prefeito Antonio Carlos Machado, esses resultados demonstram o comprometimento das polícias em combater a criminalidade. “Desde que tivemos a reunião no gabinete no dia 8 de fevereiro tive a certeza que as instituições ali presentes estavam engajadas para diminuir os índices de violência do município e combater o tráfico de drogas. E desde aquela grande operação na cidade estamos vendo os resultados: vemos policias e viaturas pela cidade constantemente. A ação dessa segunda-feira só vem a reforçar o compromisso das polícia civil e militar e do judiciário para instaurar a paz novamente na nossa cidade”, parabeniza o prefeito. No mesmo dia na cidade de Boa Esperança a Polícia Militar prendeu um mateense de 21 anos e um adolescente de Pinheirense suspeito de cometer crimes na cidade, com os dois foram apreendidos 01 (um) revólver calibre 38, marca Rossi, com 04 (quatro) munições do mesmo calibre; 01 (um) revólver calibre 38, marca Taurus, com duas munições picotadas do mesmo calibre; 81 (oitenta e uma) pedras de crack; 13 (treze) buchas de maconha; R$ 2.566,00 (dois mil e quinhentos e sessenta e seis reais) em espécie; e outros materiais. Segundo informaram as duas instituições policiais as ações contra o tráfico e drogas e os homicídios na cidade serão intensificadas para que a sociedade pinheirense fique cada vez mais tranquila e segura.

Publicado em quinta-feira, 15 de março de 2012