Começou na última segunda-feira, 08, a segunda fase, conhecida como reforço, da campanha nacional contra paralisia infantil. A prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará vacinando as crianças nas unidades de saúde dos bairros Nova Galiléia, Jundiá e Vila Nova, no horário de 08h às 16h durante toda a semana.
O dia “D” de vacinação, onde os trabalhos são intensificados, será
no sábado, 13 de agosto, de 08 às 17h. Neste dia o atendimento será estendido para os demais postos do município, inclusive no Distrito São João do Sobrado, e também um posto de atendimento será montado na Praça Baiana,
A segunda etapa da campanha, que acontecerá até dia 16 de agosto, trás um diferencial: a vacinação contra o sarampo, conhecida como "campanha de seguimento", que costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. Contudo, devido ao surto de sarampo que vem ocorrendo na Europa, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação em áreas consideradas de risco, levando em consideração o maior fluxo turístico, maior população e localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.
A coordenadora de imunização, Nelma Silva Vidigal, alerta que serão vacinadas crianças de 0 a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias). Também é importante salientar que quem não vacinou seu filho na primeira etapa pode levá-lo para vacinar agora. “A vacinação é fundamental para evitar doenças, neste caso, a paralisia infantil e o sarampo, que podem matar. Então pedimos aos pais que levem seus filhos para vacinar nos postos de saúde mais perto de sua residência. Estamos colocando os postos a disposição durante todo o dia “D” e estamos esperando as crianças. É importante ressaltar que nas campanhas são vacinadas até mesmo as crianças sem cartão, pois as campanhas são indiscriminadas. E mais importante ainda é destacar que quem ama cuida”, ressalta Nelma.
O prefeito Antonio Carlos Machado, reforça a importância de cuidar da saúde dos filhos. “Há alguns anos existiam muitas doenças no nosso país, hoje o Brasil já conseguiu acabar e banir muitas, como o próprio sarampo, cólera, malária, entre outras, mas é importante continuar vacinando, para que pessoas vindas de outros países não tragam de volta essas doenças para cá, colocando a vida de nossos filhos em risco. A vacinação é uma enorme prova de amor, então, pedimos que todos os pais levem seus filhos durante a campanha aos postos de saúde, nós estamos disponibilizando uma equipe competente e animada para trabalhar, a gora os pais tem de fazer a sua parte”, alerta o prefeito.
Para avaliar ou dar sugestões aos trabalhos da Prefeitura de Pinheiros é só preencher o campo abaixo com nome e email e enviar seu comentário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da prefeitura Municipal de Pinheiros
Tel.: (27) 3765-1591
contato@pinheiros.es.gov.br
Juscimar Pereira
Paulo Jovanio
Taísa Vilela
Wanderlan Oliveira
Twitter: @pinheiroses
Publicado em quinta-feira, 11 de agosto de 2011