Novas comunidades atendidas pelos cursos do CRAS de Pinheiros em 2012

[caption id="attachment_538" align="alignleft" width="618" caption="                  As instrutoras Maria Aparecida já capacitou cerca de 75 pinheirenses e Euzeni quase 200, por isso quiseram conferir de perto as novas inscrições."][/caption]

Pinheiros – Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as pinheirenses foram contempladas com um belo presente: a chance de poder ingressar em um curso profissionalizante. Essa oportunidade é proporcionada pelo Centro de Referencia a Assistência Social de Pinheiros (CRAS), que oferece, pelo quarto ano consecutivo, uma dezena de cursos – biscuit, cabeleireira, manicure, pintura, ponto russo, crochê, depilação, entre outros – às pinheirenses interessadas em se capacitar, abrir seu próprio negocio ou ingressar no mercado de trabalho.

O sucesso dos cursos nos anos anteriores foi tanto, que ontem 06 de março, o Centro ficou repleto de mulheres interessadas em se inscrever para as cerca de 300 vagas oferecidas para 2012. E dando continuidade ao objetivo de proporcionar à mulher do campo as mesmas oportunidades da mulher da zona urbana, a equipe do CRAS se dirigiu a tarde para o Distrito São João do Sobrado, onde atenderam as sobradenses ansiosas para se inscrevem nos novos cursos.

Assim, o CRAS segue levando adiante seu objetivo de oportunizar às mulheres uma chance de se profissionalizarem. Em aproximadamente três anos de cursos, mais de 1000 (mil) pinheirenses já foram capacitadas na sede do município e outras 300 na zona rural, muitas das quais hoje já utilizam o que aprenderam nos cursos como fonte de renda, é o que relatam as instrutoras Maria Aparecida Alves e Euzeni Pacheco de Oliveira.

“Aqui nós nos tornamos amigas, irmãs. Desenvolvemos um carinho pelas alunas e elas por nós. É muito gratificante quando olhamos as mulheres que passaram pelos cursos e hoje já estão trabalhando, ganhando seu dinheiro e com seu próprio negocio. Apesar da saudade que fica, estamos felizes de podermos ajudar as mulheres pinheirenses a se profissionalizarem. É muito gratificante poder dividir a nossa profissão com tantas outras mulheres e de ver alunas tão motivadas, muitas vêm de longe e a pé para participarem dos cursos”, relatam as instrutoras.

Para a trabalhadora rural Maria Aparecida F. dos Santos, do bairro Jardim Planalto, essa é uma oportunidade que ela esperava para poder desenvolver uma profissão. “Hoje vim para me inscrever no curso de manicure, sempre trabalhei na roça e agora eu quero outra profissão diferente, por isso decidir fazer o curso que o CRAS está oferecendo, para poder abrir meu próprio salão”, anseia Maria Aparecida.

Em 2011 o Prefeito Antonio fez questão de acompanhar de perto os cursos na zona rural, e foi recebido com muito carinho. Tendo em vista o sucesso dos cursos, em 2012 novas comunidades irão ser contempladas.

O prefeito Antonio Carlos Machado, falou da importância de se oferecer aos pinheirenses uma oportunidade para se capacitarem. “Nosso município é muito rico em oferta de oportunidade de trabalho, ainda assim, não teríamos como comportar tanta oferta de mão-de-obra, por isso

achamos importante oferecer cursos profissionalizantes, para que os pinheirenses possam brigar pelo seu espaço no mercado de trabalho. E conhecendo a garra e força das mulheres de Pinheiros não tenho dúvidas de que muitas das que passaram pelos cursos do CRAS já estão trabalhando com seu próprio negocio e acredito, que não vai ser diferente com as que estão se inscrevendo hoje. Então nada mais justo do que abrir as inscrições na semana em que vamos comemorar o dia Internacional da Mulher, para que elas se sintam homenageadas e lembradas” declarou o prefeito.

Novas comunidades atendidas!

O diretor do CRAS, Edilson Monteiro, lembrou que além das comunidades Brunelli, Lagoa Seca e o distrito São João do Sobrado, outros comunidades rurais serão atendidas esse ano com os cursos do CRAS.

Bem cedo as pinheirenses já estavam em frente ao CRAS para se inscreverem para os cursos.

“Nós do CRAS e da administração sempre tivemos o cuidado e a preocupação de oferecer as mesmas oportunidades para as mulheres do campo que oferecemos para as mulheres da cidade. Por isso a cada ano estamos incluindo mais comunidades rurais na lista das que são atendidas pelos cursos do CRAS. Mas é importante fazer isso com muita cautela, para atender de forma digna e eficaz todas as comunidades, uma vez que, além da equipe precisamos disponibilizar todo o material e selecionar um local adequado para oferecer os cursos. Assim, vimos a possibilidade de oferecer nesse ano, cursos para os assentamento Olinda I e Olinda II, Nova Vitória, Onze de Agosto e Vila Fernandes, e esperamos alcançar os mesmos resultados das demais comunidades”, destaca o diretor.

Para coordenador dos cursos André Claudino, as pinheirenses tem que aproveitar cada vez mais as oportunidades oferecidas pelo CRAS, pois nunca se capacitou tanto na história de Pinheiros. “Muitas de nossas alunas sobrevivem hoje do que aprenderam nos cursos, quem tiver interesse pode montar seu próprio negócio. Sem contar que a nossa proposta é inovadora, pois ao invés de estarmos trazendo as mulheres para zona urbana para receberem a capacitação, a prefeitura de Pinheiros, por meio do CRAS está levando até as mulheres do campo os cursos e toda a estrutura necessária para elas poderem se capacitar, essa é uma grande oportunidade”, ressalta André Claudino.

Após as inscrições na sede do município e distrito São João do Sobrado, a equipe do CRAS vai estar informando as demais comunidades sobre as datas em que estão colhendo os nomes em cada localidade. A previsão é de que os cursos profissionalizantes tenham início em abril.

Publicado em terça-feira, 06 de março de 2012