Prefeitura de Pinheiros dá início a mutirão de limpeza por toda a cidade.

[caption id="attachment_521" align="aligncenter" width="614" caption=" A equipe de garis se reuniu bem cedo para começar os trabalho. "][/caption] Pinheiros – A prefeitura municipal de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo iniciou na manhã desta segunda-feira, 05 de março, o grande mutirão da limpeza que irá beneficiar todos os bairros da cidade. O objetivo do mutirão é deixar a cidade mais limpa, bonita, livre da lama e da poeira e das erva - daninhas.

O bairro Jardim Planalto foi o primeiro a ser contemplado com o mutirão, os moradores que saíram cedo para o trabalho se depararam com a presença de uma grande equipe de garis varrendo as ruas e retirando todo o tipo de lixo encontrado, além dos pintores, auxiliares para controle da erva daninha e auxiliares de serviços gerais. A prefeitura também disponibilizou: 03 retro-escavadeiras, 04 basculantes, 01 carro pipa, 01 trator, 02 carros pequenos e 01 patrol para realização dos trabalhos. A ação se estenderá até que todos os bairros sejam completamente atendidos.

[caption id="attachment_528" align="alignleft" width="300" caption="A  dedicação da equipe na realização do trabalho."][/caption] Idealizado pelo prefeito Antonio Carlos Machado, o mutirão de limpeza integra as ações já desenvolvidas pelas secretarias. De acordo com o prefeito esta é uma questão de saúde pública, porque elimina focos de transmissão de doenças, como a Dengue, e doenças respiratórias que tanto prejudicam crianças e idosos. Antonio explicou ainda que o sucesso desta ação depende do apoio e da colaboração dos Pinheirenses. “Pedimos aos cidadãos Pinheirenses que participem do processo de limpeza de nossa cidade, quando todos participam conseguimos manter a cidade bonita, limpa e com um ambiente saudável para nossas famílias. Manter Pinheiros limpo é o maior gesto de amor por nossa cidade”, conscientizou o prefeito.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Arlindo Lopes, enalteceu o empenho do prefeito para a realização do mutirão. “Antonio sempre demonstrou preocupação com a limpeza da cidade e sempre nos cobra maior atenção com essa questão. Quando nos reunimos para definir uma meta a ser cumprida ele deu a idéia para que fosse realizado um mutirão e não mediu esforços para deslocar todos os funcionários da limpeza para realizar esse trabalho, inclusive disponibilizando todos os carros do setor para esse fim”, lembrou Arlindo.

Arlindo explicou ainda a forma que será feito o mutirão nos bairros e o tempo de duração. “Para facilitar e agilizar o trabalho, a equipe da secretaria de obras dividiu os bairros em pequenos grupos. É importante frisar que a agenda de atendimento não quer dizer que cada grupo de bairro vai demorar apenas um dia para concluirmos a limpeza, a equipe vai ficar nos bairros o tempo que for necessário e, para facilitar que o morador saiba quando seu bairro vai ser atendido, vamos colocar o carro de som informando, além das rádios”, destacou o secretário.

Para José Roberto Lavanhol, morador do bairro Jardim Planalto, é com muita alegria que ele recebeu a noticia que o seu bairro foi o primeiro a receber a equipe do mutirão. “Fico muito contente e motivado a continuar morando nesse bairro que sempre foi discriminado, com esse trabalho ficará mais limpo e bonito para andar nas ruas. Os moradores sofrem muito com a alta quantidade de poeira, lama e sujeira, agora não tenho dúvidas de que as doenças e demais problemas respiratórios irão diminuir, graças ao trabalho desenvolvido pela prefeitura”, alegrou –se José Roberto.

[caption id="attachment_531" align="alignright" width="337" caption="A limpeza também contou com patrulha mecanizada"][/caption]

Quem está comemorando muito com a implantação do mutirão na cidade é a senhora Edina Oliveira Bruno, que tem um filho com problema de rinite alérgica. “É um grande privilégio para o bairro e para o meu filho receber essa equipe. Há muito tempo que ele sofre com rinite alérgica e constantemente tenho que levá-lo ao médico devido a grande quantidade de poeira. Tenho certeza que após a limpeza da minha rua e do meu bairro as coisas irão melhorar e muito, não será mais preciso voltar ao médico e automaticamente irei economizar com remédios. Outro benefício que teremos e que a nossa casa ficará limpa”, comemorou dona Edna Oliveira.

O prefeito, que aproveitou a manha para conferir de perto o trabalho da equipe do mutirão, também esclareceu que as ruas que estão passando pelas obras de drenagem e pavimentação também serão atendidas, sendo que a previsão é de que os buracos feitos no asfalto para obra de tratamento de esgoto sejam tampados em pouco menos de um mês.

Assim o mutirão se estenderá até que toda a cidade esteja limpa e bonita, com a cara do cidadão Pinheirense. Como solicitou o prefeito, a equipe da secretaria de obras pede que os pinheirenses fiquem atentos ao carro de som que passará nas ruas informando o dia que o mutirão estará ali e assim aproveitem a oportunidade para colocar seu entulho, lixo de quintal e galhos de árvores para fora, para que em conjunto: cidadãos e prefeitura possam trabalhar em prol de Pinheiros.

Publicado em segunda-feira, 05 de março de 2012