A Prefeitura de Pinheiros trás novidades para a disciplina de empreendedorismo

[caption id="attachment_517" align="alignleft" width="610" caption="Os professores aprendem brincando. Eles se dedicam ao máximo em cada oficina"][/caption] Pinheiros – Após a implantação da disciplina de empreendedorismo na grade curricular das escolas municipais pinheirenses e do grande sucesso das Feiras do Empreendedorismo, a equipe da Agência de Desenvolvimento Econômico (AMDE) e da Secretaria de Educação empenharam esforços para capacitar os 44 profissionais, entre professores de empreendedorismo, diretores e supervisores com novas oficinas, com o objetivo de estar estimulando cada vez mais os alunos e professores. Com a nova proposta pedagogia além dos novos produtos que serão produzidos em sala de aula e para a 6º Feira do Empreendedorismos, em dezembro, o programa está trazendo uma importante novidade: a implantação do empreendedorismo para as turmas do primeiro ano, ou seja, para os alunos de seis anos, que até então não eram contemplados com as oficinas. Para a coordenadora da Agência Municipal de Desenvolvimento, Silvia Damasceno Machado, a importância dessa capacitação é a troca de conhecimento entre os diversos profissionais. “É extremamente relevante que os professores sejam capacitados e que interajam entre si trocando experiências para aperfeiçoarmos cada vez mais o empreendedorismo no município, pois acreditamos que a contribuição de todos os profissionais fazem o sucesso desse programa em Pinheiros. E podemos perceber que eles estão muito motivados, amando as inovações propostas e cheios de idéias para aplicarem em sala de aula, isso é muito bom, pois  mostra que atenderam esse novo desafio”, alegra-se a coordenadora. A instrutora de empreendedorismo do SEBRAE, Isabela Minatel Bassi, concordou com a fala da coordenadora. “A turma já tem uma bagagem incrível e a troca de experiências está sendo muito positiva. Pude perceber que eles realmente buscam assimilar os novos conhecimentos para fazer um trabalho de qualidade. Pinheiros já se transformou em uma cidade empreendedora a partir do momento, que o poder público abril as portas para a parceria com o SEBRAE e para o empreendedorismo”, parabeniza a instrutora, que conclui falando sobre as potencialidades do município. “Acredito que a tendência é que o programa continue crescendo cada vez mais em Pinheiros e que novos casos de sucessos – porque já são vários – vão continuar surgindo e que os jovens dessa cidade terão possibilidade de serem independentes, contribuindo para o crescimento econômico da cidade”. O prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, reforça a importância da administração pública atuar com parceiros comprometidos. “Nós abraçamos essa nova proposta do SEBRAE e acreditamos que essa parceria vai trazer bons frutos e importantes resultados para nossos alunos. Foi pensando neles, que decidimos renovar a disciplina de empreendedorismo, trazendo novas oficinas, para que eles possam cada vez mais, desenvolverem seu lado empreendedor.”, ressalta o prefeito. A motivação é tanta entre os professores, que eles se divertem mais e mais a cada oficina. A instrutora do SEBRAE divide a turma em grupos que trabalham: marketing, o valor dos produtos, a organização das barracas de venda e a confecção dos produtos. Para dar dinamismo às oficinas os professores podem passam por todos os grupos, assim aprendem na prática cada etapa da disciplina tendo a oportunidade de passar as experiências adquiridas para os alunos. É o que relatou a coordenadora pedagógica da escola Augusto Rusch, Fabiana Ferreira Pinheiro. “A capacitação está realmente formando os profissionais para atuarem em sala de aula com cada vez mais eficiência e qualificação, pois está possibilitando que os professores voltem a ser alunos. A proposta do curso é muito dinâmica estimulando o profissional e aumentado nossa auto-estima enquanto educadores” comenta a coordenadora pedagógica. A Secretária Municipal de Educação, Irany Alves de Oliveira Dias, ressalta a importância da disciplina para o município. “Hoje para nós o empreendedorismo faz parte da grade curricular, é disciplina e não mais projeto então temos que dar a ele toda atenção e importância que damos as demais disciplinas da grade regular. Sendo que ele tem um potencial a mais, pois estimula nos nossos alunos a oportunidade de se tornarem independentes e empreendedores. E esse conhecimento é adquirido por meio dos nossos professores, que cada vez mais capacitados podem passar essa experiência aos alunos”, destaca a secretária. O sucesso do empreendedorismo no município de Pinheiros é tanto, que pela segunda vez o município, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE) foi convidado, pela deputada Luzia Toledo, para participar de evento ligado ao empreendedorismo capixaba na Assembléia Legislativa. As oficinas vão durar uma semana e meia, assim a partir terceira semana do mês de março os alunos pinheirenses já terão novidades na disciplina de empreendedorismo. Veja mais fotos...

Publicado em quinta-feira, 01 de março de 2012