Instituições buscam soluções para por fim a onda de violência em Pinheiros

[caption id="attachment_497" align="aligncenter" width="600" caption="Capitão Cabral apresenta estatísticas da atuação da PM em Pinheiros."][/caption] O prefeito de Pinheiros, Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, se reuniu nesta quarta-feira, com as autoridades competentes a fim de encontrar soluções de curto prazo para solucionar os problemas de segurança pública do município. Estiveram presentes na reunião o juiz da comarca de Pinheiros Leandro Cunha Bernardes da Silveira, o delegado de polícia civil Leonardo Malacarne, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia Tenente Coronel Rogério Maciel Bar, o capitão da PM Márcio Cabral, um representante do Ministério Público, vereadores Robson Fernando Florisval Alves Pinheiro - representando a câmara, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Pinheiros – Cisep - Valdemi Gusson. Antonio reiterou o pedido de apoio das autoridades, e pediu para que direcionassem um olhar atento para Pinheiros. “Nós estamos trabalhando para que os índices de 2012 não sigam os de 2011, e estamos dispostos a fazer o que for preciso. Precisamos unir nossas forças, unir os poderes para acharmos o mais rápido possível uma solução para começar a mudar esse quadro a curto prazo”, disse o prefeito, que continuou pedindo o respaldo das autoridades. “Precisamos dar uma satisfação para a sociedade. O município está fazendo a parte que lhe cabe. Buscamos a pareceria com o governo do estado para construção da delegacia, oportunizamos uma estrutura digna para o a Companhia da Polícia Militar, e já estive em conato com o governador Renato Casagrande, com o secretário de segurança Henrique Geaquinto Herkenhoff e o chefe da Polícia Civil Joel Lyrio Júnior. Agora precisamos de uma ação conjunta e do máximo da ajuda de vocês para resolver essa questão”, solicitou o prefeito. Em reposta aos pedidos da administração pinheirense o tenente coronel Rogério Maciel Barcellos, comandante do 2º Batalhão de Nova Venécia e o Capitão Marcio Cunha Cabral, comandante da Companhia de Pinheiros, dispuseram como medidas de curto prazo a vinda do Grupo de Apoio Operacional (GAO) já para essa semana, além do aumento da equipe de abordagem e aumento da escala especial. “Conseguimos retirar hoje as principais ações que precisam acontecer em caráter imediato, no caso da Polícia Militar. no que diz respeito ao policiamento ostensivo e essas ações serão realizadas por meio de operações de abordagem e em patrulhamento nos bairros com maiores índices de ocorrência, isso já para esta semana”, pontuou o comandante Cabral. Segundo o juiz, Leandro Cunha Bernardes da Silveira, a reunião foi muito proveitosa, pois permitiu apontar algumas medidas imediatas. “Reuniões assim, além do contato formal, são importantes para que haja a interlocução direta entre todas as instituições. Isso possibilita surgirem alternativas e soluções e se criar uma cultura de comunicação eficiente. Hoje podemos perceber isso, pois surgiram alguns caminhos para ações de curto prazo”, declarou o juiz, que também relacionou a violência ao consumo de drogas. “A violência e a criminalidade têm que serem vistas como algo que extrapola as medidas punitivas e preventivas, está diretamente relacionada ao uso de crack, que é uma droga altamente destrutiva, pois sua dependência não permite que a pessoa trabalhe e viva”. Para tanto o juiz encaminhou às autoridades algumas sugestões e medidas levando em conta as questões sociais do problema. O Delegado de Polícia, Leonardo Malacarne, reforçou a importância da reunião para decidir as ações que precisam ser tomadas. “A segurança pública depende de um ciclo forte e unido entre todos os poderes, todas as instituições precisam estar em um alinhamento perfeito para que se dê efetividade à segurança pública”, reforçou o delegado. Resultados Os pinheirenses que estavam sentindo um clima de insegurança, ontem já puderam ficar mais aliviados com a presença do GAO, que já começou a realizar abordagens na quarta-feira durante a noite. Durante as semanas seguintes as rondas do grupo especial continuarão nos bairros mais vulneráveis. Aguarda-se que ao final da Operação Verão, após o carnaval, Pinheiros terá um aumento concreto do efetivo e operações com maior frequência, inclusive com a possibilidade de apoio de outros batalhões especiais.

Publicado em quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012