Pequenos agricultores recebem kits agrícolas

[caption id="attachment_462" align="aligncenter" width="600" caption="Mais 27 famílias receberam kits para cultivo de hortaliças, fruticultura e criação de galinha."][/caption] Depois de atender cinquenta e uma famílias Pinheirenses com Kits agrícolas, o Projeto PAIS (Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) do governo estadual, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper, está beneficiando mais vinte e sete pequenos agricultores familiares de Pinheiros com caixas d’ água, adubo, carrinho de mão, material para irrigação e galinheiro. Para ser contemplado com os kits os pequenos agricultores devem se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo governo, como renda mínima, quantidade de pessoas na família e ter um espaço disponível de no mínimo 5.000 m² (cinco mil metros quadrados), para poder desenvolver as atividades previstas pelo projeto: fruticultura, hortaliças e galinheiro. É o que explica o extensionista de socieconomia do Incaper, Antônio Locatelli. “Esses kits são para famílias com renda per capta com até R$ 170,00 (cento e setenta reais), que na grande maioria não são beneficiados com as principais políticas públicas, que fazem uma agricultura limpa (sem agrotóxico) e que produzem basicamente com a família. Assim esse programa visa distribuir a riqueza, tendo um caráter social, visando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo”. [caption id="attachment_463" align="aligncenter" width="600" caption="Antonio da Emater destacou o trabalho para manter as famílias na zona rural com infraestrutura e qualidade de vida."][/caption] Para o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, é de grande importância incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar. “Mesmo não podendo estar presente no dia-a-dia nas comunidades, não medimos esforços para que os benefícios e as melhorias cheguem até os pequenos produtores, pois acreditamos na força do homem do campo. Queremos com esses projetos fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores, para que tenham qualidade de vida no meio rural e assim possam “fincar raízes” no campo. Mas para isso também precisamos contar com a utilização dos Kits da forma mais produtiva possível”, destaca o prefeito. [caption id="attachment_464" align="aligncenter" width="600" caption="Cleia Oliveira: “Kits vão trazer agilidade no trabalho, facilidade no cultivo, aumento da produção e principalmente da renda familiar."][/caption] Segundo os agricultores Vivaldo Fagundes Ferraz, do assentamento Onze de Agosto e Cleia Souza Aguiar Oliveira, do Nova Conquista, os kits vão trazer inúmeros benefícios para os pequenos agricultores. “A gente já conhece esse projeto por meio de outras famílias que foram contempladas. E percebemos que essa ajuda vai trazer melhorias em termos de agilidade no trabalho, facilidade no cultivo, aumento da produção e principalmente da renda familiar. Nós já trabalhamos ha muito tempo com agricultura, mas ainda de forma mais simples, com irrigador, agora é a primeira vez que recebemos uma ajuda desse tamanho”, esclarecem. [caption id="attachment_465" align="aligncenter" width="600" caption="Vivaldo Fagundes: “É a primeira vez que recebemos uma ajuda desse tamanho”."][/caption] Para o secretário de agricultura de Pinheiros, Valter José Matielo, a principal importância desse projeto é dar condição, infra-estrutura e tecnologia para os mini e pequenos agricultores poderem sobreviver da agricultura. “Com ajuda dos sistemas de irrigação, os fertilizantes, galinheiros e demais produtos, os agricultores poderão ter um aumento da produção de forma sustentável e com mais qualidade e assim, poderão estar fornecendo produtos para o nosso mercado, para feira livre, e também atender as demandas da merenda escolar, o que vai gerar um aumento da renda das famílias e consequentemente melhora da qualidade de vida dos nossos pequenos agricultores”, pontua o secretário. Foram beneficiadas famílias das comunidades Santa Rita, Água Limpa, São Roque, Capinha Sul, Sulzinho e Aparecida e os Assentamentos Nova Vitória, Onze de Agosto, Nova Conquista e Olinda II e o distrito São João do Sobrado.

Publicado em quinta-feira, 26 de janeiro de 2012