Lixo é tema de desfile de escolas

As escolas José Pinheiros, São José do Jundiá e Juracy Cardoso Viana, do município de Pinheiros, realizaram o “Dia D do Projeto ECOAR”, com o tema “Resíduos Sólidos”. O objetivo é conscientizar a comunidade local sobre a importância da separação do lixo. Os alunos usaram muita criatividade e dedicação para chamar a atenção dos moradores dos bairros Canário e Domiciano, com apresentação de faixas, paródias, coreografias, sonorização e distribuição de panfletos para os moradores, que pararam para ouvir e ver os pequenos tomando atitude de “gente grande”. De acordo com a diretora da Escola São José do Jundiá, Osvaneide de Assis, a passeata visa despertar nos cidadãos pinheirenses a consciência quanto à separação do lixo. “Projetos como esse são fundamentais para que juntos e engajados possamos contribuir com a nossa cidade e o nosso planeta, assim queremos mobilizar os moradores do bairro Canário para que tenham responsabilidade e compromisso com a separação do lixo”, destaca a diretora. A vertente trabalhada pelas escolas foi “lixo misturado é lixo, lixo separado é produto”. Para reforçar o tema as escolas desfilaram com produtos confeccionados pelos alunos na disciplina de empreendedorismo, que utiliza sucatas e produtos recicláveis. Para a aluna Pâmela Novaes de Freitas, do 4º ano, o mais importante é que a reciclagem ajuda a proteger o planeta. “Aprendemos que podemos reutilizar várias coisas que poderiam poluir o meio ambiente, e fazer produtos bem legais. Agora, além de aprendermos na escola estamos levando para casa e hoje para o bairro. Depois que ensinei em casa, minha mãe passou a separar o lixo”, disse Pâmela mostrando que cada um deve fazer a sua parte. A aluna Ester dos Santos Machado, da escola São José do Jundiá, conta que a visita na usina de lixo de pinheiros ajudou os alunos a entenderem a importância da reciclagem. “Aprendemos que a reciclagem ajuda o meio ambiente, a separação do lixo ajuda os funcionários da usina a fazerem seu trabalho e que podemos e devemos ensinar isso em casa e com nossos visinhos, pois se cada um fizer a sua parte podemos mudar a história da nossa cidade”, ensina a aluna. O Projeto ECOAR (Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade) é uma ação de Educação Ambiental desenvolvida e proposta pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Agricultura. E tem como objetivo central promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental e a integração entre a comunidade escolar e as organizações comunitárias, sensibilizando e formando multiplicadores na busca de soluções efetivas que visem a promoção da cidadania, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável nas comunidades. Para a coordenadora Pedagógica Marivalda Oliveira C. Damasceno, os trabalhos desenvolvidos em conjunto com as crianças e adolescente ajudam a formar futuros cidadãos conscientes. “Nosso objetivo é atingir num primeiro momento as crianças, motivando-as a “colocar a mão na massa” e a serem cidadãos responsáveis. Sabemos que mudar os hábitos de um adulto é mais difícil, por isso é tão importante plantarmos essa semente na consciência das crianças para formamos um futuro melhor. E sabemos que elas abraçam a causa e se dedicam ao máximo o que nos dá a certeza que colheremos bons frutos”, destaca a coordenadora. A Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação de Pinheiros, Elizete Ferreira dos Santos, concorda que as questões ambientais precisam ser inseridas e vivenciadas no cotidiano escolar. “Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré- escola. Através de ações diárias a criança observa e explora o meio ambiente com curiosidade, percebendo como ser integrante, transformador e acima de tudo, que tem atitudes de conservação”, completa Elizete. No Projeto ECOAR, o Município de Pinheiros pertence a Eco Área “Córrego do Veado”, juntamente com os municípios de Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Boa Esperança. A proposta da ação do Projeto ECOAR também contribui para reforçar a Campanha da Coleta Seletiva que o município de Pinheiros já vem desenvolvendo desde junho desse ano. Além de contribuir para o meio ambiente a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também objetiva facilitar e agilizar o trabalho desenvolvido na Usina de Lixo. Coleta Seletiva O pinheirense deve separar lixo seco e reciclável (plástico, papel, vidros e metais) do lixo úmido (cascas, bagaços de frutas e restos de comida) e deve ficar atento ao horário que o caminhão passa para recolher em seu bairro. Nos bairros Canário, Nova Canaã, Morada dos Pinhos, Vila Nova, Jundiá (Moca) e centro o lixo é recolhido das casas a partir das 7h. Já nos bairro Pinheirinho, Domiciano, Colina, Niterói, Residencial Pinheiro, Vila Verde, Santo Antônio I e II, Planalto e Nova Galileia o caminhão passa a partir das 14h. É importante que o cidadão também preste atenção quanto ao dia de recolhimento de cada tipo de lixo: nas segundas, quarta e sextas-feiras será recolhido apenas lixo úmido e nas terças, quintas-feiras e sábados o lixo seco.

Publicado em segunda-feira, 12 de dezembro de 2011