Inclusão digital chega à zona rural de Pinheiros

Antonio da Emater, acompanhado por vereadores, secretários e moradores dos Assentamentos, inauguraram a Estação Digital do Nova Vitória e Onze de Agosto.

Pinheiros – Mais uma vez a Prefeitura de Pinheiros mostra que a Administração tem um olhar especial direcionado às pessoas do campo. Quem ganhou dessa vez foram os moradores dos Assentamentos Nova Vitória e Onze de Agosto, que vão poder ter acesso à internet e a curso de informática, graças a forte parceria entre a Prefeitura de Pinheiros e a empresa Móveis Simonetti e também a Secretaria Estadual de Agricultura.

O dia 1º de setembro de 2011 vai ficar marcado na vida de muitos assentados e na Administração de Pinheiros, por ser um dia mais que especial por consolidar a inclusão digital e social na zona rural do município.

A inauguração da Estação Digital e torre de internet wireless dos Assentamentos Nova Vitória e Onze de Agosto aumentou para três o número de comunidades da zona rural de Pinheiros a serem alcançadas pelo programa de inclusão digital promovido pela prefeitura de Pinheiros em parceria com a Móveis Simonetti.

Assim, os alunos e assentados poderão usar os computadores doados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (SEAG) para ter aulas de informática básica oferecidas pela prefeitura municipal, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), acesso à internet para pesquisas e trabalhos escolares, e outras atividades.

Para o prefeito Antonio Carlos Machado (PSB), o Antonio da Emater, uma Administração tem que se preocupar tanto com o homem do campo quanto com o da cidade para construir um município forte e desenvolvido. “Tudo que a gente quer fazer no meio urbano, buscamos meios para fazer chegar até o meio rural. E a Estação Digital é um desses projetos. Queremos trazer qualidade de vida para o homem do campo, para que as pessoas possam ficar no seu lugar de origem. Podemos, como gestor público, trazer obras caríssimas para o assentamento, mas uma das mais importantes é a Estação Digital, pois vai trazer informação, conhecimento, formação e valorização da aprendizagem das crianças, adolescentes e toda comunidade que também vai ter acesso a internet”, destaca o prefeito.

A representante da direção do MST e moradora do assentamento, Edinalva Moreira Gomes, aplaudiu a atitude do prefeito em manter o homem do campo no campo. “Inclusão Digital é um quesito de muita importância nos dias de hoje, pois deixa a informação ao alcance de todos. Esse olhar voltado para o interior, iniciativas como essa de inclusão e a luta pela permanência das pessoas no campo fortalecem o ideário do MST, a agricultura camponesa e a reforma agrária. Por isso ações como essa, são muito relevantes para nossa comunidade”, parabeniza Edinalva.

Para que fosse possível realizar o sonho dos assentados do Nova Vitória e Onze de Agosto a prefeitura contou mais uma fez com o apoio da Móveis Simonetti, que disponibiliza a internet gratuitamente para as cinco estações digitais já implantadas. No caso dos Assentamentos a prefeitura contou com a importante parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, que permitiu o uso dos computadores doados anteriormente ao assentamento, para que as aulas de informática pudessem ser ministradas.

Segundo a agente de Desenvolvimento Econômico de Pinheiros, Silvia Damasceno Machado, todos esses fatores contribuíram para realizar esse sonho antigo da comunidade. “Há dois anos o vereador Gil do Sindicato e o professor Nilson reivindicaram a internet aqui, mas essa conquista só foi possível agora. São parcerias fortes e sólidas que possibilitam trazer desenvolvimento para a cidade e para o campo, e precisamos agradecer a Móveis Simonetti e o governo do Estado por acreditar e apoiar nosso projetos”, agradece Silvia.

Jefferson Silva de Souza, representante da Móveis Simonetti, disse que a comunidade deve abraçar essa grande oportunidade, preservando e zelando pelo patrimônio recebido. “Esse é uma grande marco para a comunidade. Muito mais que computadores e a torre, vocês estão recebendo hoje a chance de se capacitarem para o mercado de trabalho, pois nos dias atuais é uma exigência saber lidar com informática e internet. O que estamos vendo hoje é a valorização do ser humano e inclusão do homem do campo. A simonetti acredita na audácia e perseverança dessa Administração, por isso apoiamos esse projeto”, destaca o gerente de E-commerce da Simonetti.

O coordenador do projeto Estação Digital, Rodrigo Girardeli, explica que Pinheiros é um município inovador na forma de levar a inclusão digital às comunidades. “Mais que levar até as pessoas o acesso ao computador e a internet, ensinamos a usar a informática da forma correta, nossa idéia é capacitar as crianças e a comunidade”.

Estação Digital

Com a inauguração da Estação Digital e a torre no Assentamento Nova Vitória e Onze de Agosto da, a AMDE chega ao total de cinco estações instaladas. A previsão é inaugurar em breve a 6ª na Escola Família Agrícola, atendendo cerca de 80 com curso básico de informática. O bairro Pinheirinho é o próximo a ser beneficiado com uma Estação Digital. Assim, a prefeitura de Pinheiros, quer levar inclusão digital para os quatro cantos da cidade, facilitando a todos o alcance a informação e conhecimento.

Além das turmas que serão abertas para o curso básico de informática, está em andamento o curso no bairro Canário com 60 alunos.

Vereadores elogiam iniciativa

da Administração

Representando a câmara de vereadores de Pinheiros na inauguração da torre de internet wireless e Estação Digital nos assentamentos Nova Vitória e Onze de Agosto, os vereadores Florisval Alves Pinheiros, mais por conhecido Fulôr, Gildete Rocha Dias, o Gil do Sindicato e Ronaldo Crema, enalteceram a iniciativa do prefeito Antonio da Emater com o projeto de inclusão digital e social.

“Momentos como esse são para registrar e guardar. Estamos, pois faço parte do interior, sendo contemplados com um projeto tão bonito e relevante, não pelo seu valor material, mas pela valorização do ser humano. Temos um prefeito com olhar voltado para o interior e para os agricultores, hoje vemos investimento no homem do campo”, destaca o vereador Gil do Sindicato.

Os vereadores colocaram-se, juntamente com a câmara municipal, sempre a disposição para apoiar projetos de valorização do ser humano. “A gente fica feliz de ver o prefeito cumprindo seu papel político, por isso sempre fazemos questão de andar de mãos dadas com essa Administração”, frisou o vereador Fulôr.

Atendendo a um pedido do vereador Gil do Sindicato, da comunidade Nova Vitória e dos alunos e professores da Escola Estadual Margem do Itauninhas, o prefeito Antonio da Emater, vai disponibilizar o recurso que falta para construção da quadra poliesportiva da escola. “Vocês já tem 150 mil reais que o vereador Gil conseguiu junto ao governo. A administração vai contribuir com 45%. 15% para cada mandato meu”, brinca o prefeito referindo-se às três vezes que fez parte da administração de Pinheiros (vereador, vice-prefeito e prefeito).

Publicado em segunda-feira, 05 de setembro de 2011

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Pinheiros é Segunda a Sexta 07:00 às 11:30 e 13:00 ás 16:00

Fale Conosco

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR OS TELEFONEs E ENDEREÇOS
E-mail: [email protected]
(Não permitido para envio de publicidade, propagandas e oferecimento de produtos e serviços, inclusive cursos)

Endereço

Av. Agenor Luís Heringer, 231, Pinheiros – ES, cep.: 29980-000