Conferência de saúde prioriza valorização aos profissionais da área

[caption id="attachment_192" align="aligncenter" width="392" caption="O Seminário foi dividido em três horários diferentes para que todos os setores da Saúde pudessem participar."][/caption] O 4º Seminário de Saúde de Pinheiros colocou no centro do debate os profissionais da saúde que atuam na atenção primária, na prevenção e no primeiro contato com os pacientes. O palestrante do Seminário foi o psicólogo do CMAEE (Centro Municipal de Apoio A Educação Especial Déborah Maria Covre) Carlos César Martinho, que além de desenvolver dinâmicas, trabalhou diversos conceitos que contextualizam com o dia a dia do ser humano. “O funcionário público tem que dar o melhor de si para cumprir o seu papel na gestão, porém também necessita ser cuidado, por isso o tema “cuidando do cuidador”, pois o ser humano bem estruturado psicologicamente tem condições de fornecer um serviço de maior qualidade. Mas o mais importante é que esse tipo de seminário promove a valorização do funcionário não apenas para o trabalho, mas também para vida”, destaca Carlos César. O foco principal do Seminário foi justamente valorizar o profissional que passa por momentos desgastantes e desmotivação, causados pelo dia a dia do trabalho. As dinâmicas e palestra promoveram trabalharam o lado emocional, a auto-estima e a motivação dos funcionários. O psicólogo ainda destacou a importância da parceria do CMAEE com as demais Secretarias. “Cuidando de quem cuida vamos alcançar nosso objetivo, levando adiante o lema: “nossa gente nosso maior patrimônio”. Nesse sentido já realizamos muitos projetos com professores, com as famílias nas escolas, secretários no início do mandato e agora com os funcionários da Saúde a atenção primária. A parceria do Centro com a comunidade promove a valorização de todas essas instâncias da sociedade”, ressalta o psicólogo. Para a diretora do CMAEE, Vaneilde Alves Leite Piculi, essa parceria dos setores da comunidade e da administração com o centro contribui para valorização de toda sociedade. “Nós disponibilizamos, sempre que solicitado, os profissionais do centro com o objetivo de prestar um serviço em conjunto para que todos possamos trabalhar para o desenvolvimento da gestão municipal”, pontua a diretora. Otávia Braga da Silva, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família e organizadora do evento, ressaltou que momentos como esse além de integrarem a equipe, contribuem para aumentar a motivação e a auto-estima dos funcionários. “O objetivo do Seminário é trabalhar a valorização do funcionário da Saúde, sobretudo, no que diz respeito a saúde emocional, pois sabemos dos desgastes do dia a dia da profissão. Também queremos estimular a auto-avaliação dos profissionais quanto ao comprometimento com os serviços prestados à comunidade”, destaca Otávia.

Para criar um clima de interação e proximidade o Seminário foi dividido em três momentos. Quinta-feira, pela manhã, com os agentes comunitários; e a tarde com técnicos, auxiliares, funcionário da recepção e de serviços gerais e salas de vacinação, também motoristas e diretores das unidades de saúde; para finalizar, na sexta-feira o seminário reúne os médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros. O tema do 4º Seminário foi “Cuidando do Cuidador”.

Carlos César apresentou dinâmicas para trabalhar o  emocional, a autoestima e a motivação dos funcionários.

Publicado em terça-feira, 30 de agosto de 2011