Prefeitura inaugura Viveiro Municipal e mais uma Estação Digital.

Foi plantada a pedra fundamental: uma muda de Ipê Roxo.

Pinheiros – Perto do Aniversário de 48 anos do município de Pinheiros a prefeitura, por meio do prefeito Antonio Carlos Machado, continua presenteado o cidadão pinheirense. Desta vez os beneficiados não foram apenas a população, mas também o Meio Ambiente presenteado com a inauguração do tão sonhado Viveiro Municipal, que vai contribuir para a preservação ambiental, produção de água e estimular na população a amor pelo plantio de mais árvores no município.

“São poucos municípios que conseguiram obter êxito na criação e manutenção do seu viveiro. Tenho a plena convicção de que em Pinheiros será diferente, porque o município possui grandes parceiros, profissionais qualificados e motivados para manter essa chama viva. A escola agrícola é o local propicio para desenvolver esse trabalho, vamos permitir que os alunos unam teoria e prática. Plantamos a primeira semente, agora temos que regar com muito trabalho, amor e carinho para que ela possa germinar e produzir bons frutos. O dia de hoje marca um novo ciclo para o meio ambiente e para Pinheiros”, enfatizou o prefeito Antonio Carlos Machado.

O diretor da Escola Família Agrícola de Pinheiros, Eleandro Reis, reafirmou as palavras do preito. “A escola só tem a ganhar com o viveiro, pois os alunos vão colocar na prática os trabalhos de educação ambiental e a vivência com as plantas nativas. Não temos palavras para agradecer”.

Para a Bióloga e coordenadora de Departamento de Meio Ambiente, Simone Fernandes, Pinheiros deu um grande passo rumo aos cuidados com o meio ambiente. “A pedra fundamental foi lançada hoje e irá refletir em nossas vidas e de nossos filhos. O viveiro incrementa a necessidade de produzirmos algo a mais, como a recuperação florestal e revitalização das nascentes, contribuindo com a sustentabilidade e preservação ambiental”.

O secretário de Agricultura Valter Matielo parabenizou os presentes e sua equipe pelo empenho para que o viveiro pudesse ser inaugurado. “Quando nos damos as mãos, as coisas acontecem e hoje é prova disso. Todas as obras são importantes, mas precisamos entender a magnitude do viveiro, que ocupará uma área de  um mil e cem metros quadrados e contribuirá para produção de água”, pontuou o secretário.

A construção do viveiro foi uma iniciativa da Petrobras, como uma forma de compensação pelos danos causados ao Meio Ambiente. A prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente abraçou com toda força essa causa e a população pôde comemorar mais essa grande obra. Agora o Viveiro Municipal também vai contar com a mão amiga da Escola Família Agrícola de Pinheiros – MEPES, do Incaper, IDAF, Reserva Biológica ‘Córrego do Veado’ e toda a população Pinheirense.

Serão produzidas árvores para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas, além de espécies de plantas ornamentais para serem utilizadas em praças, parques e jardins no município, deixando a cidade de Pinheiros cada vez mais bonita e arborizada.

[caption id="attachment_1258" align="alignleft" width="300" caption="Os Jovens estão empolgados com a novidade."][/caption]

Estação Digital

Após a inauguração do Viveiro Municipal, o prefeito Antonio Carlos Machado deu outro grande presente para os alunos da Escola Família Agrícola, a 6ª Estação Digital do município, para que os estudantes possam ter acesso a internet gratuita e com objetivo de ajudar nos trabalhos desenvolvidos na escola. A estação é uma parceria entre a prefeitura, que disponibilizará profissionais para estarem atuando; da Simonetti, que fornecerá a internet e da escola, que disponibilizou os computadores.

“Após a inauguração do viveiro, é mais do que justo oferecermos aos alunos e professores oportunidades para que tenham acesso no que existe de mais atual no mercado sobre planejamento e tratamento das plantas existentes no Brasil e no mundo. Que essa estação digital permita que eles possam interagir com outros estudantes e profissionais da área, além de buscar cada vez mais conhecimento”, ressaltou o Prefeito Antonio.

Para o coordenador das estações, Rodrigo Girardelli, as Estações Digitais estão situadas nos quatro cantos de Pinheiros. “É com muita alegria que participo dessa cerimônia de inauguração, agora nossa cidade tem seis pontos de acesso a tecnologia da informação com internet de altíssima qualidade e totalmente gratuita, dos quais três estão na zona rural. Isso prova o empenho do nosso poder público em oferecer a mesma qualidade de vida para o campo e a cidade”. O coordenador também falou da importância de se contar com fortes parceiros.

“Tudo isso se dá graças ao empenho do prefeito Antonio e da parceria público-privada com a empresa Simonetti, que também vai nos possibilitar a instalação de mais duas Estações Digitais: uma no bairro Pinheirinho e outra na comunidade Lagoa Seca.”, pontuou Rodrigo.

Estavam presentes nas inaugurações o prefeito Antonio Carlos Machado, o vice-prefeito João Luiz Bayer, o secretario de agricultura Valter José Matielo, as biólogas Simone Fernandes e Luciane Ferreira, a agente de desenvolvimento Silvia Damasceno Machado, os representantes da Câmara de Vereadores Gildete Rocha e Robson Fernando, além dos profissionais das secretarias de educação, saúde, obras, ação social e Agência Municipal de Desenvolvimento. Também estavam presentes veterinários e engenheiros agrônomos locais, funcionários, diretoria e representante de pais e alunos da Escola Família Agrícola e representantes do IDAF e INCAPER.

Publicado em terça-feira, 01 de maio de 2012